segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ainda sobre o asteróide B612: O comment que virou post

Tendo em vista o fato de que estava faltando uma análise mais detalhada sobre o resultado de massa do asteróide da meiga e solitária criança, fiz um comment virar post.

Meu grande amigo André Schneider, dada sua especialidade em objetos compactos, fez comentários extremamente relevantes sobre o resultado que obtive. Àqueles que tiverem uma maior curiosidade à respeito da natureza de nosso universo, dêem uma olhada.


"Partindo dos teus cálculos vejo que a densidade do planeta é de aproximadamente 1.5x10^10 kg/m³. Esta é muito maior que a densidade de átomos de Ferro (~7900 kg/m³) e muito menor que a densidade de um núcleo atômico (~10^17 kg/m³).

Com base nesses dados estimo que o planeta tenha um núcleo com raio entre 1.1 cm e 1.3 cm de uma fase pura de neutrons* coberto por uma fase de Ferro (e outros átomos em menor quantidade) de aproximadamente 2.40m**.

Note que apesar da fase de neutrons ser muito menor que a fase atômica, ela corresponde por quase a totalidade da massa do planeta.

* Não descarto a possibilidade de uma fase pura de quarks ou matéria estranha no centro do planeta.

** O equilíbrio na interface entre as fase de matéria nuclear e a fase de Ferro será discutido num comentário futuro, nesse mesmo blog.
"

Hoje ainda tem continuação de O Pulgueiro... Até mais tarde gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário